Espistemologia
Acreditar em fatos cotidianos já é costume da sociedade, ter a visão como principal fonte de informação sem questionar o fundamento de determinado objeto ou acontecimento. É fato comprovado nos dias de hoje, assim a ciência se diferencia do senso comum.
O senso comum e passado de pai pra filho sem questionamento. Um exemplo, a folha da árvore é verde, mas não é questionada pelo senso comum porque é verde.
Sabe-se que o senso comum, apesar de ser subjetivo por exprimir sentimentos individuais e de grupos variados, também são individualizadores pois cada um interpreta da maneira que entendeu. Mas por serem generalizadores acabam cometendo erros generalizando qualquer indivíduo ou situação, sem compreender as diferenças.
A ciência desconfia da veracidade das nossas certezas e da nossa adesão imediata às coisas. A Ciência se destingue do senso comum principalmente nesse ponto.
A ciência não é subjetivo como o senso comum, pois procura estruturas universais das coisas investigadas, se preocupa que as respostas não sejam exatas. Não importa o lugar ou a época que determinada pergunta seja feita. Por exemplo, um corpo cai e uma pena flutua, ou seja, são fatos iguais com fenômenos diferentes da Lei da gravidade.
2.Por que a ciência goza de alto prestigio?
3. Onde seria mais aceitável a árvore roxa: na gestalt, na fenomenológica ou na psicologia experimental?
4. O que é epistemologia?
Epistemologia significa ciência, conhecimento; é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento.
A epistemologia surgiu com Platão, onde ele se opunha a crença ou opinião ao conhecimento. A crença é um ponto de vista subjetivo e o conhecimento é crença verdadeira e justificada.
Estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência.É uma das