Espiritismo - síntese monográfica
Definições Básicas do Espiritismo * Espírito (do latim spiritu): A parte imaterial do ser humano; alma. * Alma (do latim anima): Princípio de Vida
Conceito
Espiritismo (do francês espiritisme): Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados.
O que revela? Qual sua abrangência? Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
História do Espiritismo
A história do espiritismo teve início com a eclosão dos modernos fenómenos espíritas em Hydesville, nos Estados Unidos, pela mediunidade das irmãs Fox em 1848. A imprensa noticiou o fato e as irmãs começaram a fazer demonstrações públicas da mediunidade de efeitos físicos.
Chegando à Europa, o fenômeno das "mesas girantes" invadiram os salões da aristocracia europeia. Neste país, esse tipo de fenómeno, em 1855, despertou a atenção do pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, bacharelado em Ciências e Letras. O professor chegou à conclusão que era preciso conhecer a causa de fenômeno tão