Atividade fisica e saude
Para se ter uma boa aptidão física é necessário a aptidão cardiovascular, força e endurance(resistência) da musculatura abdominal, flexibilidade dos isquiotibiais e composição corporal.
São benefícios físicos da atividade física o aprimoramento da função cardiovascular e respiratória, a redução do risco de doenças arteriais e coronárias, mortalidade e morbidade reduzidas, prevenção secundária (após alguma enfermidade como um infarto, por exemplo, reduz o risco de outro). O exercício físico reduz o colesterol ruim (LDL) e faz aumentar o bom (HDL).
Além de benefícios físicos, temos vários benefícios psicológicos para praticantes de alguma atividade física, o que nos mostra sua importância. Menor ansiedade, sensação de bem-estar, melhor desempenho nas atividades laborativas e recreativas, além de reduzir os níveis de estresse.
Redução do isolamento social, aumento no ciclo de amizades, aumento e manutenção da autonomia e melhora do comportamento social são benefícios sociais da prática da atividade física.
Segundo o Livro do Colégio Americano, cada americano adulto deveria acumular trinta minutos ou mais de atividade física por dia de intensidade moderada. Atividades simples como subir escadas, ao invés de elevador, ir andando para o trabalho ou mesmo de bicicleta. Ou pequenas atividades, três vezes por dia de dez minutos cada.
Foram abordados também os princípios do treinamento que são o princípio da sobrecarga e o princípio da especificidade, além de componentes da sessão de treinamento, que são o aquecimento, que além de preparar o