Trabalho de psicologia
SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que mudou o modo de pensar psíquico. Freud ousou em estudar como problemas científicos as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem. E foi assim que Freud através do estudo desses problemas criou a Psicanálise.
Freud se dedicou por toda sua vida ao estudo sobre a estrutura e funcionamento da psique humana e deixou uma extensa obra sobre o assunto.
A Psicanálise como método de investigação, busca o significado oculto que manifestamos por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias como sonhos, delírios, as associações livres e os atos falhos. A Psicanálise é usada também como tratamento na psicoterapia, aconselhamentos, orientação e é aplicada no trabalho com grupos e instituições. Compreender a Psicanálise é compreender o trajeto pessoal de Freud, pois uma grande parte de sua obra foi baseada em experiências pessoais transcritas em várias de suas obras como: “A interpretação dos sonhos” e a “A psicopatologia da vida cotidiana”, dentre outras.
Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena em 1881 e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou com pessoas acometidas de “problemas nervosos”. Usou a sugestão hipnótica na eliminação dos sintomas dos distúrbios nervosos. Mas também para obter a história da origem dos sintomas. Usou também o método catártico utilizado por Josef Breuer, médico e cientista que possibilitava a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não foram expressados na ocasião dolorosa vivida. Conforme Breuer a liberação de afetos leva à eliminação dos sintomas.
Em 1900, Freud apresenta no seu livro “A interpretação dos sonhos”, apresenta uma concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade e podem ser divididas em três instâncias psíquicas:
- O inconsciente: constituído por conteúdos reprimidos e não tem acesso aos sistemas pré-consciente/ consciente, pela ação de censuras internas.
-