Esperta' ;)
Disciplina: Historia
Prof: Daniel Leonardo
Série: 7° ''A'' Vespertino
Aluna: Andressa Gabrielly Dos Santos Souza
N°: 06
TEMAS:
O Absolutismo
E
O Mercantilismo
Natal / RN 2013
O Mercantilismo
Os principios do mercantilismo
Foi a política econômica desenvolvida pelos Estados Europeus entre os séculos XVI e XVIII. Baseava-se no absolutismo estatal e na empresa privada.
O mercantilismo significou a transição do feudalismo para o capitalismo, é caracterizado pela interferência do governo na economia, pela acumulação de metais preciosos, pela exploração das colônias e pela balança comercial favorável. Após a formação das monarquias nacionais, surgiu o desejo das nações de se tornar potências, apoiadas pela burguesia.
Nesse período, a riqueza era determinada pela quantidade de metais preciosos que se acumulava. Os países que tinham acesso direto às minas procuravam aumentar seu comércio. Dessa forma, iniciaram a expansão marítima e comercial, conquistando e explorando novos territórios.
Com a Revolução Industrial, em meados do século XVIII, o mercantilismo foi substituído pelo liberalismo econômico, que defendia a não interferência do Estado na economia.
*mercantilismo nada mais é do que a fase comercial do capitalismo, ou seja, antes da rev. industrial, o que dava mais lucro era comerciar...aliado a isso, ainda havia a interferencia do Estado na economia... essa fase ainda é antes do liberalismo de Adam Smith e suas características principais são:
Balança comercial favorável
Protecionismo às manufaturas nacionais
Metalismo
Monopólios comerciais
Pacto Colonial
Barreiras alfandegárias às importações
Colonização da América
O objetivo mercantilista era tornar a balança comercial positiva, isto é, exportar mais que importar, para que o Estado acumulasse riqueza na forma de ouro prata (metalismo). Quando os espanhóis - assim como os portugueses, ingleses e franceses -