Espectroscopia uv-vis
A luz visível é uma parcela muito pequena do espectro eletromagnético. eletromagnético Seus comprimentos de onda variam de 380 nm a 780 nm. A espectroscopia pode ser entendida como uma retratação de qualquer tipo de interação da radiação eletromagnética com a matéria. Através da análise minuciosa do espectro observado podemos obter informações relevantes sobre a estrutura molecular e modo de interação entre moléculas A espectroscopia de absorção no UV‐VIS tem ampla aplicação em laboratórios de análises e pesquisas físicas, químicas, b í bioquímicas, f í farmacológicas, etc. Inúmeras ló ú vantagens contribuem para sua popularidade; a principal, é o fato de ser uma técnica espectroscópica quantitativa Aliado quantitativa. a isto, a técnica tem baixo custo operacional, é de fácil utilização e produz resultados de interpretação geralmente bastante simples.
Espectro da Luz
Espectro da Luz Visivel
Tipos d Ti de espectroscopia t i
• • • • • A espectroscopia pode ser dividida em: Eletronica Vibracional Rotacional Que ocorrem geralmente em diferentes parte do espectro eletromagnético . Isso faz com que seja ainda mais fácil tratá las que seja ainda mais fácil tratá‐las separadamente.
Espectroscopia El t ô i E t i Eletrônica
Quando radiação eletromagnética na faixa do visível ou do ultravioleta próximo atinge um determinado composto químico,pode ocorrer uma transição eletrônica. S essa radiação i ã l ô i Se di ã tiver comprimento de onda na faixa do visível ou do ultravioleta, muito provavelmente essa radiação vai permitir que um elétron seja promovido para um nível energético eletrônico superior da mesma forma como superior, mostra a teoria de Bohr para átomos.
Espectroscopia Vib i E t i Vibracional l
A espectroscopia vibracional surge das vibrações dos átomos individualmente em moléculas, uns em relação aos outros. As ligações li õ entre á átomos se alongam, d b l dobram ou giram em relação a uma posição de equilíbrio