Relatório compostos de coordenação e a espectroscopia uv/vis
Jadson Borges de Oliveira.
INTRODUÇÃO
Os compostos de coordenação ou complexos apresentam um íon metálico central ligado a diversos íons ou moléculas, que são chamados de ligantes. Em geral, é comum encontrar complexos de metais de transição, embora outros metais também possam formá-los.
Os métodos espectrométricos constituem um grande número de métodos analíticos baseados na espectroscopia atômica e molecular. Espectroscopia é um termo geral empregado para designar a ciência que trata das interações dos diversos tipos de radiação com a matéria. Historicamente, as interações de interesse eram aquelas entre a radiação eletromagnética e a matéria, mas atualmente a espectroscopia tem sido ampliada e inclui as interações entre a matéria e outras formas de energia. Os exemplos incluem as ondas acústicas e os feixes de partículas como íons e elétrons. A espectrometria e os métodos espectroscópicos referem-se a medida da intensidade de radiação com um transdutor fotoelétrico ou com outro tipo de dispositivo eletrônico. Os métodos espectrométricos mais amplamente utilizados estão baseados na radiação eletromagnética, a qual é um tipo de energia que toma diversas formas, as mais prontamente reconhecíveis sendo a luz e o calor radiante. As manifestações menos obvias incluem os raios gama e os raios X bom como a radiação ultravioleta, de micro-ondas e de radiofrequência.
OBJETIVOs
* Verificar o comportamento de diversos complexos metálicos em solução aquosa;
* Verificar o efeito da presença de diferentes ligantes na formação do complexo metálico.
MATERIAIS E MÉTODOS
* Solução aquosa 0,5 mol/l de sulfato de Fe3+ * Solução aquosa 0,5 mol/l de sulfato de Co2+ * Solução aquosa 0,5 mol/l de sulfato de Ni2+ * Solução aquosa 0,5 mol/l de sulfato de Cu2+ * Solução aquosa 0,5 mol/l de sulfato de Zn2+ * Solução 3 mol/l de NH4OH * Bipiridina 0,5 mol/l * EDTA