Espectroscopia Nuclear
____________________________________________
T. N. Machado.
Departamento de Física da Universidade de Aveiro
(2014/2015)
Resumo
Neste trabalho estudamos sobre a espectroscopia de radiação nuclear gama, seus efeitos assim e sua interação com a matéria. Após a calibração do sistema utilizando três amostras radiativas (22Na, 137Cs e 60Co) e analisando seus picos energéticos relacionando como seus respectivos canais, encontramos uma constante de proporcionalidade para calcularmos as energias de cada medida. Posteriormente foi feita a análise espectral das fontes de 137Cs e 60Co, verificando a existência do efeito de Compton e de retrodifusão encontrando valores próximos aos teóricos. Foi confirmado também a existência do pico soma do 60Co e por fim analisamos os coeficientes mássicos do chumbo e do alumínio utilizando a fonte de 137Cs, obtendo os resultados experimentais próximo ao esperado.
Palavras chave: Radiação gama, coeficiente mássico, pico soma, efeito Compton, efeito de retrodifusão. 1. Introdução
Qualquer investigação que saliente a espectroscopia nuclear necessita em um primeiro momento apontar para conceitos mais básicos como o conhecimento da emissão de raios radioativos e suas características intrínsecas na emissão dos fótons e os níveis de energia envolvidos em cada processo da atividade radioativa.
Neste trabalho vamos especificamente tratar da radiação por decaimento gama, isto é, a investigação principal é a detecção das emissões de raios gama (γ) e a análise das quantidades energéticas envolvidas nos processos de radiação. Ou seja, para além da sucinta conceituação desta específica forma de decaimento radioativo, vamos apontar as interações dos níveis de energia presentes em cada material e de que forma estas energias influem nos processos de emissão de radiação. Por hora, é possível adiantar que os dados apontados experimentalmente nesta investigação foram obtidos por aparelhos que fornecem contagens probabilísticas e