Espectroscopia da região visível
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO NA REGIÃO VISÍVEL
AMANDA MARIA CARVAHO
APUCARANA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A espectrofotometria visível é um dos métodos analíticos mais utilizados nas determinações analíticas em diversas áreas, podendo ser aplicada para a determinação de compostos. É uma ferramenta valiosa para a determinação quantitativa de compostos contendo grupos absorventes. A absorção da região visível depende do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes, assim temos como consequência o pico de absorção pode ser relacionado com o tipo de ligação que existe na espécie estudada. O ponto mais importante é a determinação da quantidade de luz que é absorvida pela amostra.
Para a determinação do mesmo utiliza-se os Espectrofotômetros que são instrumentos capazes de registrar dados de absorbância ou transmitância em função do comprimento de onda. Este registro é chamado de espectro de absorção ou de espectro de transmissão. O espectro de absorção é característico para cada espécie química, sendo possível a identificação de uma espécie química por seu “espectro de absorção”. A característica mais importante dos espectrofotômetros é a seleção de radiações monocromáticas, o que possibilita inúmeras determinações quantitativas regidas pela Lei de Beer
Os espectrofotômetros, possuem cinco componentes principais: fontes de radiação, monocromador, recipientes para conter as soluções, detectores e indicadores de sinal.
OBJETIVO
Preparação de uma curva de calibração e determinação da concentração de uma amostra.As
EQUIPAMENTO
Hach DR2800
Faixa de Leitura 340-900 NM
Banda de Passagem 5 NM
Precisão de comprimento de Onda +/- 1,5Nm
Voltagem 110/220 (Bivolt)
Na figura 1 abaixo temos o equipamento utilizado.
Figura 1- Espectrofotômetro