Template Nassau 3
ESPECTROSCOPIA VISÍVEL E ULTRAVIOLETA
Campina Grande- PB
15 de Setembro de 2015
Professora: Káty Dias Neri
Disciplina: Química Orgânica
Alunos:
Wellington Rafael Alves De Azevedo..........Matricula: 04017384
Danilo de Araújo Albuquerque......................Matricula:04015489
Matheus de Paula Aires de Queiroz ............. Matricula:04017922
Caio santos Almeida .....................................Matricula:04019335
Fabricio Anacleto Gomes ..............................Matricula:0406524
Rhuan Ferreira de Araujo Paiva.....................Matricula:04019054
Maria Vanessa Dias dos Santos ....................Matricula:04005832
RESUMO
A espectroscopia de radiação na região do ultravioleta e visível é muito utilizada nos meios laboratoriais no que diz respeito às técnicas de análises (qualitativas ou quantitativas), por sua confiabilidade e precisão. Logo seu estudo se mostra extremamente necessário nas mais diversas áreas acadêmicas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a espectroscopia de radiação na região do ultravioleta e visível, assim como seus aspectos teóricos e a sua aplicabilidade na vida real.
Introdução
Espectroscopia é qualquer processo que utiliza a luz para medir as concentrações químicas. Baseia-se na análise da radiação eletromagnética emitida ou absorvida pelas substâncias.
Espectroscopia UV-Visível: baseia-se em medidas de absorção da radiação eletromagnética, nas regiões visível e ultravioleta do espectro. Mede-se a quantidade de luz absorvida pela amostra e relaciona-se a mesma com a concentração do analito.
Radiação Ultravioleta: é a radiação de freqüência mais alta do que a da luz violeta. Seu comprimento de onda é inferior a 400 nm.
Espectroscopia
Uma carga em repouso gera um campo elétrico em sua volta. Se esta carga estiver em movimento, o campo elétrico, em uma posição