APS CRIPTOGRAFIA
Ciência da Computação
Aluno:
Heitor Luiz R. Marchioro R.A.: T346HD5
Tema:
“AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES”
OBJETIVO DO TRABALHO
O envio e o recebimento de mensagens privadas é uma necessidade antiga e por centenas de anos foi desenvolvida. Com o surgimento da internet a criptografia foi se tornando cada vez mais fundamental para que o emissor e o receptor tenham acesso a tais informações.
Este trabalho tem como objetivo mostrar uma visão geral sobre a criptografia, método para segurança de informações confidenciais durante troca de mensagens. O documento mostra os tipos existentes, seus princípios básicos de funcionamento, seus pontos fortes e fracos. Além disso, também é abordado outro tema relacionado com a segurança do tráfego de informação, a assinatura digital, uma forma de proteção da integridade e autenticação de documentos. Trazendo informações importantes no processo de nossa aprendizagem, contribuindo para a continuidade do curso de Ciência da Computação.
Desenvolvi este trabalho a partir da história da criptografia, apresentando os aspectos mais importantes e seus tipos de chaves (Simétricas e Assimétricas) sendo um apanhado de algumas das técnicas criptográficas modernas mais importantes, que são empregadas em aplicações com requisitos fundamentais de segurança, tais como sigilo e autenticação.
Introdução à Criptografia
Criptografia, derivado do grego “escrita oculta”, é o estudo das técnicas de ocultação de informações. Esta é uma área tradicionalmente ligada à segurança da informação, remontando a um passado de milhares de anos.
A criptografia atual está fortemente ligada à Ciência da Computação, dada a enorme quantidade de cálculos e manipulações realizadas a cada operação de codificação e decodificação. De forma recíproca, a natureza segura de algumas técnicas criptográficas se baseia na computabilidade dos algoritmos aplicados – dado um