atomistica
ATOMISTICA
Professor: 333333
ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
O espectro visível é a banda estreita de comprimento de onda que os nossos olhos são capazes de detectar. Dentro do espectro visível vemos ondas de comprimento curto como a violeta, e ondas de comprimento longo como o vermelho. Os comprimentos de ondas são indicados em metros, exceto para o espectro visível, onde eles são indicados em nanômetros ( 1 nm = 10-9 m).
A luz branca é composta de uma mistura de ondas eletromagnéticas de todas as freqüências no espectro visível abrangendo do violeta profundo
(aproximadamente 400 nm) para vermelho profundo (aproximadamente 700 nm).
Esta mistura de ondas pode ser separada usando um prisma ótico, que não só desvia o raio de luz (refração), mas também desvia os diferentes comprimentos, de quantidades diferentes (dispersão).
ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
Espectro da luz branca (contínuo).
ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
Espectro de linhas (descontínuo) encontradas na região do visível, chamadas de séries de Balmer ( J. J. Balmer, que as estudou em 1985).
ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
Intervalos de freqüências eletromagnéticas correspondentes aos comprimentos de ondas. ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
Espectro de linhas (Balmer) de alguns elementos.
ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
Para um determinado elemento uma série de linhas espectrais podem ser encontradas nas regiões ultravioleta e infravermelha do espectro eletromagnético.
No séc. XIX, Balmer descobriu que os comprimentos de ondas das linhas na série espectral do hidrogênio pode ser encontrado pela equação: eq. de Balmer (ou Rydberg):
Constante de Rydberg:
R=1,0974 x 10-2 nm-1
Linhas de Balmer, valores de n e dos comprimentos de onda do visível ao ultravioleta.
ESPECTROSCOPIA ATÔMICA
Outras séries espectrais podem ser obtidas do hidrogênio, isto inclui as séries de
Lyman no ultravioleta e as séries de Paschen no infravermelho.
As equações