Espectrofotometria
INSTITUTO DE QUÍMICA
QA-313
QUÍMICA III (ENG. QUÍMICA)
TURMA A
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO
Nome:
Guilherme Tavares de Melo
Gustavo Moreno Martins Sanchez
Micael Wildhelm
Experimento de Espectrofotometria
Data de Realização: 09/06/2015
RA:
157957
155678
156768
1. INTRODUÇÃO
Dos diversos tipos de métodos analíticos instrumentais que são disponíveis no mundo de hoje, um dos conjuntos mais recorrentemente usados estão os métodos espectroanalíticos, sendo a espectrofotometria de extrema utilidade em diversos campos do conhecimento.
O princípio da espectrofotometria se baseia na passagem de um feixe de luz monocromática por uma solução com moléculas absorventes, sendo que parte da luz é absorvida pela solução e o restante é transmitido. A absorção de luz depende basicamente da concentração das moléculas absorventes e do caminho óptico, sendo possível medir a absorbância dessas moléculas através do espectrofotômetro. E, de acordo com a Lei de
Lambert-Beer, a absorbância é diretamente proporcional à concentração da solução, o que possibilita o cálculo dessas concentrações.
O objetivo desse experimento é conseguir, através das medidas de absorbância de soluções de Fe(II) com concentrações conhecidas, construir uma curva analítica que relacione a concentração de ferro na solução com a absorbância da mesma. Feito isso, será possível determinar a concentração de ferro de um remédio comercial, através das medidas de absorbância realizadas nas soluções preparadas com esse remédio, e comparar o valor obtido com o nominal.
2. RESULTADOS
Primeiramente, foi medido a absorbância da amostra de 1mg/L de Fe(II) na faixa de
400nm a 600nm. Desse modo, foi possível construir o espectro de absorção e encontrar o comprimento de onda cuja absorção é máxima e, com isso, construir a curva analítica.
Tabela 2.1 – Valores de absorbância da amostra de 1mg/L de Fe(II) para cada comprimento de onda λ (nm)
Absorbância
λ (nm)
Absorbância
λ (nm)
Absorbância
λ