Espectrofotometria
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQ
QUÍMICA LICENCIATURA
Metais de transição:
Espectrofotometria
Disciplina: Química Experimental Turma: A
Professora: Wania Moreira
Nomes: R.A:
Rafael Roda 427470
Camila Lury Hino 507938
São Carlos
1º SEMESTRE/2013
1. Introdução
Ultra Violeta Visível
Quando se coloca uma substância entre uma fonte de energia que emite ondas elétromagnéticas na frequencia em que se deseja estudar e o espectrofotômetro analisa a energia transmitida em relação à energia incidente, se tem um espectro de absorção.
Quando a radiação eletromagnética passa através de um composto que contém ligações múltiplas, nas regiões do ultravioleta e visível, uma parte desta radiação é absorvida pelo composto. Esta radiação absorvida depende de seu comprimento de onda e da estrutura do composto. A absorção é causada pela subtração de energia do raio de radiação quando os elétrons são excitados.
De maneira geral, os espectros de compostos de metais de transição d, em solução são constituídos por um conjunto de bandas fracas, com valores de emax, geralmente menores que 50. Tais bandas são, inequivocamente, atribuídas à s transições d-d e são responsáveis pela cor dos compostos de metais de transição. Infra Vermelho
A radiação na região do infravermelho não tem energia suficiente para provocar a excitação eletrônica como a que ocorre com o UV-visível. Mas ela faz com que os átomos e grupos funcionais dos compostos orgânicos vibrem em torno de suas ligações covalentes.
É impossível que duas substâncias tenham o mesmo espectro de infravermelho, uma vez que o espéctro tem vários picos devido ao grande numero de modos de vibrações das ligações atômicas.
Condutometría
Método que monitora a capacidade da análise de conduzir uma corrente elétrica, Em soluções líquidas