ESPECTOFOTOMETRIA RELATÓRIO
ESPECTRO DE ABSORÇÃO E CURVA DE CALIBRAÇÃO
SUMÁRIO
1. ESPECTROFOTOMETRIA NA REGIÃO DO VISÍVEL, ESPECTRO DE ABSORÇÃO E CURVA DE CALIBRAÇÃO....................................................... Pág. 04
2. OBJETIVO Pág. 04
3. INTRODUÇÃO Pág. 04
4. MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS Pág. 06
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Pág. 06
6. RESULTADOS E DISCUSSÕES Pág. 07
7. CONCLUSÃO Pág. 13
REFERÊNCIAS Pág. 14
1. ESPECTROFOTOMETRIA NA REGIÃO DO VISÍVEL, ESPECTRO DE ABSORÇÃO E CURVA DE CALIBRAÇÃO.
2. OBJETIVO
Preparação de uma curva de calibração e determinação da concentração de uma amostra desconhecida.
3. INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho. A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas depende das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.
Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida: a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
O conhecimento da absorção de luz pela matéria é a forma mais usual de determinar a concentração de compostos presentes em solução. A maioria dos métodos utilizados em bioquímica clínica envolve a