especificação de motore
Motores Elétricos
ESPECIFICAÇÃO DE MOTORES
ELÉTRICOS
Prof. Roberto Luiz Diehl
Motores de corrente continua
São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente continua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em continua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso e restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação e da manutenção.
Motor elétrico e a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. O motor de indução e o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica baixo custo, facilidade de transporte, limpeza, simplicidade de comando - com sua construção simples e grande versatilidade de adaptação as cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. Motores de corrente alternada
São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica e feita normalmente em corrente alternada. Os principais tipos são:
Motor Síncrono
Motor de Indução
Funciona com velocidade fixa, ou seja, sem interferência do escorregamento; utilizado normalmente para grandes potencias ( devido ao seu alto custo em tamanhos menores ).
Funciona normalmente com uma velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, e o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de maquinas acionadas, encontradas na pratica. Atualmente e possível o controle da velocidade dos motores de indução com o auxilio de inversores de frequência.
1
08/08/2013
Conjugado
O conjugado ( também chamado torque ou momento ) e a medida do esforço necessário para girar um eixo. Pela experiência pratica observa-se que para levantar um peso por um