Aplicando os “4R” dentro dos impactos ambientais da Engenharia Mecânica.
CAMPUS CANDELÁRIA
Tecnologia e Meio Ambiente – QUI 108
Professora: Vânia Valéria
Turma: 640
Objetivo: Aplicando os “4R” dentro dos impactos ambientais da Engenharia Mecânica.
O principal Impacto Ambiental causado pela Engenharia Mecânica, segundo o nosso estudo, é a poluição do ar. Que está presente em qualquer lugar, na indústria, nas ruas, no tráfego dentre outros lugares. Combate-los com os 4Rs é um tanto complicado, mas nada que a engenharia não possa resolver. Simples ações no cotidiano, quando executada por uma massa, pode transformar um ecossistema, renová-lo. E também diante de algumas idéias inovadoras e pioneiras um futuro menos poluído pode ser, finalmente, enxergado.
Ações Simples
Também está em suas mãos melhorar a qualidade do ar e, assim, contribuir para a sustentabilidade do planeta:
1. Use menos o carro — Se os veículos são os grandes culpados por boa parte da poluição, não tem jeito: deixe o seu mais vezes na garagem. Proponha a amigos e vizinhos o rodízio de carona e use mais o transporte público — se na sua cidade esse sistema for muito deficiente, cobre dos governantes a melhoria. Ah, e vá a pé ou de bicicleta sempre que possível.
2. Escolha modelos menos poluentes — O.k., você realmente não pode abrir mão do carro. Nesse caso, procure adaptá-lo para o uso de fontes de energia mais limpas, como o gás natural. Regule sempre o motor e calibre os pneus uma vez por semana para diminuir a emissão de poluentes.
3. Fique de olho em quem polui — Hoje as multas para caminhões e ônibus poluidores são altíssimas. Anote a placa de quem emporcalha o ar e denuncie sem dó nem piedade à secretaria de meio ambiente do seu estado. Faça o mesmo com fábricas que emitem fumaça preta — um dos piores venenos para a saúde. No site você encontra telefones e endereços desses órgãos fiscalizadores.
4. Recicle o lixo — Ajude a transformar o que não serve mais para você em algo que será útil aos