especies exoticas
São aquelas que, por acidente ou outros fatores, acabam se instalando, propagando e exercendo dominância a algum local do qual não são originárias. Podendo representar ameaça para espécies nativas e alterar o equilíbrio daquele ecossistema.
Algumas espécies exóticas introduzidas na ilha de páscoa são: a tilápia, o tucunaré, o tambaqui, a carpa, todos os exemplos citados, são peixes.
2 - Quais os tipos de introdução das espécies exóticas?
De acordo com texto, existem três principais tipos de introdução:
Quando há a intenção de se introduzir determinada espécie em um local. Para evitar problemas deve ser feito um estudo preliminar da introdução para evitar descontroles futuros. Ex.: Plantas para agricultura e pastagem.
Quando espécies introduzidas em cativeiro fogem para o meio ambiente livre. Como solução, o manejo de espécie é visto como o mais eficaz nestes casos. Ex.: Animais que fogem de zoológicos; plantas que se dispersam para fora de jardins botânicos, entre outros.
Introduções acidentais. Para evitar problemas o melhor a fazer é a detecção rápida da dispersão da espécie. Ex.: Sementes de plantas que se dispersam pelas fezes de pássaros; Insetos que viajam escondidos em diversos veículos, entre outros.
3 - Cite um exemplo de espécie exótica observada no município de Petrópolis/RJ.
Os jardins do Museu Imperial, abrigam espécies exóticas da flora mundial, como árvores de incenso, ciprestes lusitanos, jaqueiras, magnólias, azáleas, palmeiras australianas, manacás, cambucás, pau-brasil, camélias, entre muitas outras. Um espaço coberto de árvores centenárias que emociona os visitantes.
4 - Qual o maior agravante dos processos de invasão, em comparação a outros problemas ambientais?
Os processos de invasão se caracterizam muitas vezes por espécies dominantes que trazem consequências negativas que tendem a se agravar com o passar do tempo, à