Espécies Exóticas
Lucca S.
Mikaella
Myllena
Natália
Suelen
Espécies Exóticas
São Paulo
Abril – 2013
Espécies Exóticas
Introdução:
Neste trabalho vamos retratar o que são espécies exóticas, como e por que acontecem, suas características, os impactos, principais causas, como ela age no Brasil e no mundo e como prevenir ela quando necessário
.O que é:
Espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural e, quando oferece ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana, aos ecossistemas ou hábitats, é chamada de espécie exótica invasora.
A adaptação às condições do ambiente no qual se inseriu, ausência de predadores e degradação dos ambientes naturais são os principais fatores que levam uma espécie exótica se tornar invasora, competindo com as espécies nativas por recursos - como território, água, alimento e inclusive, em alguns casos, se alimentando destas, causando um grande impacto ao ambiente. A invasão de animais e plantas exóticos é considerada a segunda maior ameaça às espécies nativas, acarretando em declínios populacionais e até extinção destas.
Como e por que acontece:
Eles acontecem de duas formas, natural e por importações:
Forma Natural: Através de migrações de populações, transporte de semente pelo vento, água ou animais, quando são provocadas por mudanças geográficas ou de climas, etc. Como tentam se adaptar no ambiente que estão elas competem com as espécies nativas por recursos, como território, água, alimento e inclusive, conseguindo se alimentar delas, o que muitas vezes causa um grande impacto ao ambiente.
Por Importações: Muitas vezes os animais são importados de um país para o outro com intuitos específicos; como ratos para testes científicos, por exemplo, só que conseguem fugir dos criadouros, e começam a se adaptar ao novo ambiente de espécies nativas, expulsando elas de lá. Podemos citar o Sapo Cururu, que saiu do Brasil para a Austrália para controlar duas