Espécies exóticas e Rachel Carson
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB, "espécie exótica" é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural. "Espécie Exótica Invasora", por sua vez, é definida como sendo aquela que ameaça ecossistemas, hábitats ou espécies.
Espécies exóticas evidenciadas na Ilha de Páscoa:
• Batata-doce
• Ratos
• Ovelhas
• Cavalos
2-Cite os tipos de introdução das espécies exóticas?
Intencional – Quando se tem algum interesse, como a Eucalyptus Globulus, originaria da Austrália, ela é usada no sudeste do Brasil como combustível para usinas de aço.
Acidental – Quando não há intenção nesta introdução, como por exemplo, o mexilhão dourado (Limnoperna Fortunei), que é um molusco de água doce, originário da Ásia, onde invadiu a America do Sul pela Bacia do Rio da Prata, trazido (não propositalmente) pela água de lastro dos navios mercantes.
3-Cite um exemplo de espécie exótica observada no município de Petrópolis/RJ.
Os Calitriquideos (encontrados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos), do tipo sagüi-de-tufos-brancos (nome científico: Callithrix jacchus), também conhecido como Soim, é uma espécie macaco do Novo Mundo. Sua origem é do nordeste do Brasil. E foi introduzida na Mata Atlântica, ocupando a área de outros calitriquídeos, como C. aurita. A associação entre primatas nativos e exóticos pode resultar em competição, constituindo uma ameaça à espécie nativa.
4- Qual o maior agravante dos processos de invasão, em comparação a outros problemas ambientais?
Espécies exóticas têm o potencial de modificar sistemas naturais, com isso as plantas exóticas invasoras são atualmente consideradas a segunda maior ameaça mundial à biodiversidade, perdendo apenas para a destruição de hábitats pela exploração humana direta. O agravante dos processos de invasão, comparados à maioria dos problemas ambientais, é que ao invés de serem absorvidos com o tempo