Percepção de Riscos
A percepção de risco é a capacidade da pessoa de reconhecer as situações ou condições que a expõem em risco no ambiente de trabalho e está diretamente ligada ao comportamento, atitude e cultura de cada um.
Existem diversos motivos que levam as pessoas a trabalharem expostas a riscos. Como por exemplo:
Desconhecimento ao executar tarefas sem um prévio conhecimento.
DIFERENÇA ENTRE RISCO E PERIGO
Perigo: Uma fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença dano a propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinação destes.
Risco é a combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso.
QUANDO FICAMOS EXPOSTOS AOS RISCOS?
Ignoramos procedimentos ;
Toleraramos os riscos;
Ignoraramos os risco;
Hábitos e rotina;
COMO GERENCIAR OS RISCOS?
Avaliar mudanças corretivas;
Adequar as novas mudanças;
Mudar a forma de hábitos e comportamentos;
Aprimorar seus conhecimento
“Muitas vezes, o trabalhador se expõe ao risco por desconhecer os perigos aos quais está exposto. Sem esta informação dificilmente ele reconhecerá os riscos da tarefa e, assim, a probabilidade de se expor ao perigo aumenta e, por consequência, seu comportamento inseguro. Quando o trabalhador não percebe o risco é justamente quando mais se expõe aos perigos, aumentando o risco de sua atividade e, como consequência, ocorrem os acidentes”, esclarece. O perigo é a circunstância potencialmente capaz de acarretar algum tipo de perda, danos ou prejuízo ambiental, material ou humano, podemos citar como exemplo a hélice de um ventilador em funcionamento, enquanto o risco expressa a probabilidade esperada de ocorrência dos efeitos do perigo. Para que possamos evitar o perigo, necessitamos pensar antes de agir, analisar e tomar as medidas necessárias para diminuir os riscos e evitar os acidentes. Mas existem algumas atitudes que são inimigas da percepção dos riscos e que devem ser evitadas, na busca pelo Zero