Auditoria Financeira
A auditoria é um exame, realizado segundo normas técnicas, que habilita o auditor a expressar uma opinião sobre as demonstrações financeiras estão ou não preparadas, em todos os aspectos materialmente relevantes, de acordos com uma estrutural conceptual de relato financeiro identifica. No relato financeiro, o auditor é responsável por determinar se as demonstrações estão isentas de distorções materialmente relevantes provocados por erros ou omissões.
Antigamente a auditoria tinha como objectivo descobrir erros e fraudes nas contas das empresas, mas no mundo actual, tem como finalidades dar uma opinião sobre as demonstrações das empresas, se apresentam de forma correcta a sua posição financeira, contribuir para a eficiência operacional da empresa e detectar erros e fraudes.
Classificação da auditoria
A auditoria financeira pode – se classificar em diversos tipos, tal:
A) Quanto ao posicionamento face à entidade objecto de auditoria
Auditoria externa que é um exame independente, objectivo e competente de um conjunto de demonstrações financeiras de uma entidade, sendo conduzido com o objectivo de exprimir uma opinião sobre se as demonstrações apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da empresa.
Auditoria interna é uma técnica de controle de gestão que mediante a analise, verificação e avaliação independente das actividades da empresa, e da eficácia e conformidade do funcionamento das demais técnicas do controle, tem em vista auxiliar os gestores e os demais serviços no desempenho das suas funções e responsabilidades.
B) Quanto à génese do mandato
Auditoria de fonte legal
Auditoria voluntaria
C) Quanto ao âmbito
Auditoria total, é a forma mais completa em extensão, abrangendo todas as unidades, em que tem como finalidade proteger interesses de investidores e accionistas, atender exigências legais e avaliar a credibilidade das demonstrações contabilísticas
Auditoria parcial trata -se quando pretende