Especialista
EMEIF ÉRIKA KETHLLEN DE ANDRADE BARBOSA
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
“RE-CONSTRUINDO SABERES”- Um olhar sobre a problemática da aquisição de leitura, escrita e numérica.
BERNARDINO BATISTA-PB
FEVEREIRO/2014
TEMA
“RE-CONSTRUINDO SABERES” - Um olhar sobre a problemática da aquisição de leitura, escrita e numérica.
PROBLEMA
É impossível ignorar que nossas salas de aula tem se tornado cada vez mais heterogênea. Assim como é consensual que todos os alunos são diferentes, ou seja, que possuem relações diferentes com o saber, interesses diversos, estratégias de assimilação, ritmos e estilos próprios de aprendizagens.
A tarefa atual da escola é conseguir reconhecer as diferenças, não só culturais, mas também, o nível dos diferentes ritmos e estilos de aprendizagens, de interesses e de capacidades na pluralidade dos seus alunos, e encontrar estratégias, meios que favoreça o desenvolvimento das habilidades que a todos respeite e a todos inclua. Acordando, portanto, com o Provérbio Chinês ao declarar “Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei”. É, portanto, função da escola propiciar um ambiente harmonioso, recursos necessários, apoio moral e ético para que “este” aluno (a) possa integrar-se aos códigos de linguagens e numéricas e estabelecer vínculos que podem ser fator de transformação, de construção do conhecimento e participação na sociedade letrada. Vemos, no entanto, a escola como ambiente propulsor dessas práticas, onde se incumbe de um papel fundamental, formar cidadãos capazes de agir e interagir no seu entorno.
APRESENTAÇÀO
Este Projeto de Intervenção Pedagógica tem como principal objetivo, minimizar uma das questões que se apresentam como significante e reincidente no processo de aquisição do conhecimento, e que se incorporam no cenário da nossa