Especialista
As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a estória de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admirava as tranças de todas as mulheres de sua aldeia,principalmente de sua irmã, e começa a questionar as pessoas,os pássaros e a si mesma, quando vai poder ter tranças longas. Por se tratar de uma regra da aldeia, só as mulheres mais velhas tem tranças, e avó explica a Bintou que o mais importante e ser criança, ela fica mais conformada.
Bintou foi muito corajosa ao ajudar a salvar dois amigos que quase se afogaram, sua família ficou muito feliz, e elogiaram amenina tão especial que era, e sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos.
A Estória faz compreender a diversidade da cultura Africana, suas cores, sua raça, seus cabelos crespos e sua felicidade, a menina realmente se senti feliz por entender a cultura e os costumes que faz parte.
A criança ao ler a estória aprende a dar valor a sua cor, ao seu cabelo, sua condição e começa a entender que a felicidade não depende somente de algo que desejam tanto, mas da para ser feliz se aceitando como elas realmente são, ensina também o respeito pela diversidade de cultura.
2 – CONTEXTUALIZAÇÃO COM O TEXTO ESTUDADO
segundo o texto de Harlan, J.D, poderíamos contextualizar de varias formas de aprendizagem a Estória “ As tranças de Bintou”, poderíamos enfatizar cada atividade detectada no texto.
O texto utilizou atividades matemáticas, quando frisa a quantidade de birotes do cabelo de Bintou, que faz com que as crianças atentem a Estória, a atividade matemática é parte integrante de toda a ciência,uma vez que oferecem vias de qualificação e registro.
Mostra a diversidade da cultura Africana, mostrando a beleza de suas cores, a alegria do povo, e diversidade da natureza, enquanto mostrava a menina questionando, o porquê de não poder ter