Especialista em psicopedagogia
O ritual observado foi a Missa da Igreja Católica Apostólica Romana celebrada por Pe. Luiz Martins de Carvalho no 22º domingo do tempo comum, dia 02 de setembro de 2012, ás 19h na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo localizada na rua São Pedro, Centro da cidade de Várzea, Rio Grande do Norte.
O domingo para os católicos é considerado muito importante pois é o dia da ressurreição de Jesus, por essa razão o templo estava cheio com aproximadamente 300 pessoas. O altar estava decorado com toalhas verdes, assim como o celebrante e a equipe de leitores. Ao chegar á Igreja todos os fiéis receberem jornais para acompanhar a liturgia da missa.
A Missa teve início com um comentário que animava assembleia, introduzia em resumo a temática dos textos bíblicos que seriam proclamados, anunciava o nome dos falecidos por quem se iria rezar, dos vivos que celebravam ações de graças e convidava a todos para ficar de pé e acolher a procissão de entrada composta pelo Sacerdote, acólitos, Ministros da Eucaristia e leitores. Que adentrou o templo ao som de um canto entoado ao vivo pelo ministério de musica com seis vozes e um tecladista. Chegando ao altar o sacerdote faz a colhida e convida a todos a invocar o Pai, o Filho e o Espirito Santo, em seguida o momento do Ato Penitencial, onde todos através de orações e um canto pedem perdão a Deus pelos pecados cometidos. Logo após aconteceu o Hino de Louvor, onde todos os presentes cantaram com entusiasmo dando Glória a Deus, encerrando assim os Ritos Iniciais e iniciando a Liturgia da Palavra, o comentarista convidou a todos à colher uma equipe que entrava com a Bíblia Sagrada da qual foram feitas as leituras. A primeira Leitura foi do Antigo Testamento (Deuteronômio 4,1-2.6-8) que falava de guardar os mandamentos e por em prática. Na sequencia uma jovem entoou o (Salmo14), que dizia que só morará na casa de Deus aquele que procede retamente. Dando continuidade a segunda leitura do Novo Testamento foi da carta de Tiago (1,