Especialidades radiologicas
Mamografia
Introdução
Este trabalho contém informações importantes sobre, a classificação dos tecidos mamários, mama fibroglandular, mama fibrogordurosa e mama gordurosa.
MAMOGRAFIA
A mamografia mostra diferenças nas densidades dos tecidos. Estas diferenças são a base da imagem estruturas ou regiões “claras”. Os tecidos adiposos menos densos apresentam-se cinza-claros a cinza-escuros, dependendo da espessura destes tecidos. Embora a maioria das mamografias seja realizada em paciente do sexo feminino, deve-se saber que entre 1% e 2% de todos os cânceres de mama são encontrados em homens; portanto ocasionalmente serão realizadas mamografias neles. Além do tamanho da mama e da espessura à compressão, a densidade média dos tecidos da mama determinará os fatores de exposição.
O maior problema do exame mamográfico surge quando nos deparamos com mamas densas, isto é, mamas ricas em tecido fibroglandular, que impede a distinção adequada entre o tecido normal da mama e possíveis nódulos ou massas mamárias presentes.
Nestas situações, temos a necessidade de complementação diagnóstica através da ultra-sonografia, já que a imagem ultra-sonográfica é bastante elucidativa e faz a distinção entre nódulos e cistos e também entre estas estruturas e o tecido mamário normal ao seu redor, com bastante facilidade.
Quando há predomínio do tecido glandular nas mamas, nas pacientes jovens ou nas pacientes sob terapia de reposição hormonal (TRH) na pós-menopausa, está indicada a ultra-sonografia mamária. Neste ponto, devemos salientar que a mamografia é contra-indicada pois, além da radiação