Espaços confinados
2009
| Trabalho de compensação | Sónia Dias |
Um espaço confinado é um local, onde se desempenha alguma tarefa, em que as aberturas de entrada e saída são reduzidas. As condições de ventilação são igualmente desfavoráveis, o que pode originar doenças ou lesões, uma vez que não se podem desenvolver determinadas actividades em contínuo.
Os espaços confinados podem ser classificados de acordo com as suas características geométricas: * Espaços abertos – túneis, galerias subterrâneas, etc; * Espaços fechados – cisternas, silos, reactores, fornos, câmaras de visita, etc;
De acordo com os riscos potenciais, podem ser classificados em três categorias: 1. Implica perigo de vida: é necessária autorização de entrada escrita e plano de trabalho desenhados especificamente para o efeito; 2. Com perigo potencial de lesão: é necessária a utilização de método de trabalho seguro para se obter autorização de entrada sem protecção respiratória. 3. Com perigos normais potenciados pela instalação. Com base na experiência e inspecções, importa que seja assegurado um método de trabalho seguro, sem necessidade de autorização de trabalho.
De um modo geral, e olhando para o trabalho em espaços confinados de uma forma global, são vários os riscos a que os trabalhadores podem estar sujeitos. Passo a enumerar os mais frequentes: * Atropelamento por veículos; * Queda de materiais e objectos; * Comunicação intempestiva com outras instalações (invasão de líquidos, areias, etc.)
Riscos decorrentes das características próprias: * Acessos (esforços excessivos na abertura de tampas, golpes nas superfícies de acesso, etc.) * Configuração (quedas ao mesmo nível, pancadas, etc.) * Conteúdo (afogamento por submersão, contacto com substâncias perigosas); * Equipamentos instalados (electrocussão, contactos térmicos, etc.); * Contaminantes biológicos (transmissão