Trabalhos
O presente relatório é uma síntese das observações realizadas na Escola Abrigo Filhos do Povo, na turma do 2º ano F (antiga 1ª série) da Professora Célia Maria Gomes da Silva. A escola está localizada no bairro da Liberdade, atende alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, possui 15 turmas e aproximadamente 300 alunos por turno.
O que motivou a escolha desta escola e desta turma não foi somente por razões territoriais, já que resido na Liberdade, mas também porque participo de um projeto na própria escola, o Projeto Nenhum a Menos da FACED/ UFBA e conheço bem a realidade da instituição, seus alunos, professores e funcionários. O 2º ano F é famoso na Escola Abrigo por ter os alunos mais avançados em comparação com as outras turmas. A maioria dos meninos já sabem ler e escrever, dos 14 alunos que compõem a classe sete estão na Hipótese Alfabética: "Neste estagio a criança já venceu todos os obstáculos conceituais para a compreensão da escrita - cada um dos caracteres da escrita correspondente a valores sonoros menores que a sílaba - e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever... No entanto um amplo conteúdo ainda está para ser dominado: as regras normativas da ortografia."( AZENHA, 2004,p.85) dois dos alunos estão na Hipótese Silábica- alfabética:
''... a criança inicia a tentativa de estabelecer relações entre o contexto sonoro da linguagem e o contexto gráfico do registro.'' e cinco na Pré-silábica:
''O uso da hipótese pré-silábica indica apenas a existência de uma concepção da criança quanto ao caráter da representação realizado pela escrita, ainda distante da indicação do evento sonoro da língua falada''
Vale ressaltar que todos os alunos iniciaram o ano letivo na Hipótese Pré- silábica, a Professora Celia possui um gráfico com o desenvolvimento da escrita de cada um dos alunos. Além disso, a turma é muito disciplinada, completamente diferente das demais que são conhecidas pela