A adolescência
A adolescência ou grande despedida como referenciou certo pesquisador, é a fase mais decisiva da vida de cada ser humano. Esta fase é caracterizada por uma oscilação comportamental do/a adolescente devido ao desequilíbrio hormonal, proveniente da maturidade que certos órgãos adquirem; é que com as mudanças que vão ocorrendo no corpo, a criança de ontem dará lugar ao adulto de amanhã.
As metamorfoses que inundam as pessoas neste período, é apenas um ingrediente desta fase difícil e os pesquisadores durante muitos anos têm alertado que, os pais ou encarregados de educação da criança devem prepara-la para este período de muitas incertezas. Os exemplos provam por evidências que o conhecimento que a criança obtém antes desta fase, diminui a frustração e a contínua ansiedade que são comuns na adolescência, e ditam com grande ênfase se este será um adulto responsável ou não. Portanto, a família deve preparar as crianças para esta fase, não importa quem quer que seja (pai, mãe, irmã, irmão ou até mesmo avós e cunhado), têm o dever perante a lei de Deus e dos homens de ensinar seus filhos sobre estas dificuldades.
As vezes certos adultos apegam-se tanto aos tradicionalismos, que se fecham e simplesmente não falam sobre estes assuntos em casa; outros chefes de família por outro lado abdicam desta responsabilidade e delegam-na somente para as mães, o que não é mau de todo, pois permite que o indivíduo obtenha conhecimento, porém, amputa a possibilidade da pessoa possuir um conhecimento diversificado sobre as diferentes interacções da vida adulta.