Espaço
O ESPAÇO PERCEBIDO: EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL
HARTENTHAL, Mariana Westphalen e ONO, Maristela Mitsuko. O espaço percebido: em busca de uma definição conceitual. Arquiteturarevista, vol. 7, N. 1, p. 2-8, 2011
Palavras-chave: Filosofia; espaço; percepção.
Tendo como objetivo de esclarecer o termo espaço e o seu significado, que é um tanto quando ambíguo, o artigo nos apresenta de diversas formas de como o espaço é entendido por nos, utilizando o ponto de vista de vários autores que estudaram e retrataram de maneira diferente o assunto abordado. Para ter uma análise mais completa é necessário observar a nossa percepção com o mundo através da experiência, da interação com o ambiente e de maneira filosófica, de como retratamos o espaço.
Sabemos que o espaço tem diversos sentidos e assim como o tempo, não a claramente uma definição, sendo assim é possível ter diversas possibilidades de analise para serem apresentadas, as pesquisas feitas indicaram que falar sobre o espaço é falar de como ele se mostra e de como nos capitamos ele. O filósofo Henri Lefebvre fala que a quantidade de estudos realizados sobre o termo espaço gerou uma enorme quantidade de definições, pois o assunto não se apresenta apenas em uma área.
“a abundância de estudos sobre o tema “espaço” havia gerado um número infinito de espaços, cada um se sobrepondo, ou contido no outro: geográfico, econômico, demográfico, sociológico, ecológico, político, comercial, nacional, continental, global” (Lefebvre, 1991, p. 8).
Muito desses autores não se preocupavam em citar conceitualmente sobre qual definição de espaço estavam se referindo tornando-o confuso de se entender, para facilitar o entendimento Henri Lefebvre buscou mostrar as diferenças de definições conceituais do espaço, ele explica que no ponto de vista dos matemáticos, o espaço é euclidiano, que é a relação de distancia e ângulos no espaço, e outra series de termos matemáticos, mais