Espaço
O Objetivo maior dos Estudos Sociais é propiciar que a criança compreenda o que é a vida em sociedade. Ao explorar os brinquedos e ambientes diversos, a criança vai percebendo e moldando sua representação de espaço, aprendendo assim a se orientar por pontos de referência. Compreendendo a ação dos grupos sociais no espaço e no tempo.
A escola precisa oferecer á criança oportunidades para que ela possa desenvolver e construir a noção de espaço. Aprenda a localizar-se, aprenda a analisar espaços sociais, compreender estes espaços como construção do homem, em determinado tempo de uma sociedade.
Operar com relações espaciais significa, para a criança, localizar-se, orientar-se e expressar-se graficamente. Para nós adultos é simples o fato de deslocar-se de um lugar a outro e saber voltar ao ponto inicial, para a criança o simples fato de conseguir voltar do quarto para a sala de uma casa desconhecida é uma tarefa bem difícil. A construção dessas relações é gradativa, e o professor deve estar atento a isto na escola.
A escola deve proporcionar atividades para que a criança perceba que o espaço é construído e organizado por grupos sociais e sociedade em diferentes momentos da História. Atividades que proporcionem a criança começar a ver além daquilo que ela vê fisicamente. Para ela ver seu bairro, por exemplo, não apenas como um conjunto de prédios, mas como um espaço organizado socialmente.
Logo nos primeiros dias de vida, o bebê inicia a sua busca e reconhecimento, pois o espaço ao seu redor ainda está por se constituir. Engatinhando, a criança explora e ocupa o espaço, com movimentos do próprio corpo, rodeando, indo em frente, voltando e rastejando. Andando no caracol, acompanhando os limites do desenho traçado, a criança utiliza relações espaciais, como: dentro, fora, vizinhança e continuo. Enfiando contas de diferentes cores, domínio de uma ordem sequencial por vizinhança de cores. Desenhando trajetos e jogando batalha naval. Com