Espaço
A partir da análise do autor a expressão espaço aparece ora associada a uma porção especifica da superfície da terra indicada seja pela natureza, ou pelo modo particular como o homem ali imprimiu as suas marcas, ou também como referencia à simples localização, estando também associada ao uso nas diferentes escalas, global, continental, da cidade, do bairro da rua, da casa e de um cômodo em seu interior.
Segundo Roberto, especificamente neste texto considera-se o conceito de espaço tal como os geógrafos entendem. Sendo abordadas, neles as diferentes concepções de espaço vinculadas, as diversas correntes do pensamento geográfico.
A seguir será apresentado o que se entende por pratica espacial, no intuito de contribuir através de alguns conceitos para o estudo do espaço geográfico.
Como ciência social a geografia tem como objeto de estudo a sociedade que, se refere a ação humana na iteração com a superfície terrestre: Paisagem, região, Espaço, lugar, Território
Todos os conceitos chaves tem sido objeto de amplos debates revelando conflitos, que permitem avanços na teoria geográfica. Ressaltando que o embate conceitual não é exclusivo da geografia. Sendo observado também em outras ciências.
Portanto, iniciaremos como o espaço foi concebido na geografia tradicional, seguindo como a revolução teorética-quantitativa. Em sequencia o conceito de espaço no âmbito da geografia fundada no materialismo histórico e dialético e finalizando como os geógrafos humanistas e culturais abordam esse espaço.
A geografia tradicional privilegiou os conceitos de paisagem e região, estabelecendo suas discursões sobre o objeto da geografia e a sua identidade no âmbito das demais ciências. Os debates incluíam os conceitos de paisagem, região natural e região-paisagem. Envolviam geógrafos vinculados ao positivismo e