Espaço e tempo
TEMPO
*Qual a diferença entre passado e estudo do passado?
Passado; fala do cotidiano da vida vivida por sociedades, grupos ou mesmo indivíduos. Algo que já foi e não é mais.
Estudo do Passado; o esforço feito no presente para compreender, explicar e descrever fatos e eventos do passado mais ou menos logínquo.
Através de um conjunto de procedimentos metodológicos, técnicas de pesquisa e no trabalho de especialistas denominados historiadores, consolida-se um novo saber sistematizado, sobre o passado.
*O que é duração para Bérgson?
A duração é essencialmente a continuação do que não é mais no que não é ainda.
É uma ligação da anterioridade e posteridade. Conclui o tempo real, isto é, percebido e vivido.
*O que é descontinuidade para Bachelard?
Seria a ocorrência de rupturas (algo que se rompe) que tem uma pausa, um intervalo.
*Destaque as explicações do autor sobre a perspectiva linear e circular da história.
Linear; o que interessa é a continuada sucessão de eventos, relativizando-se então simultaneidade. Neste caso considera-se que a história não se repete.
Circular; é a idéia de que as diferentes sociedades tem um comportamento assemelhado ao ciclo da vida- nascimento/crescimento-apogeu-decadência/morte. Seria o mesmo que pensarmos em um círculo, ele se repete, da voltas e não muda.
ESPAÇO
*Qual as dimensões do conceito de espaço que para a autora interessa considerar?
O espaço é o lugar onde estamos, o lugar em que vivemos. Todas as coisas ocupam um lugar. Os homens vivem num determinado espaço, ocupam lugares, as sociedades se assentam materialmente num espaço que as circunscreve-é o seu território. Há ainda outro aspecto, fundamental a ser observado, que é referente às modificações na interpretação do conceito de espaço ao longo do tempo da nossa História.
*Como ela define paisagem?
São aprarências do espaço na qual a natureza e a vida humana geram um novo espaço que não é mais natural, mas que acima de