Espaço neutro nas escolas
A escola é um ambiente de aprendizado mútuo onde tanto o educador quanto o educando enfrentam as questões de relacionamento interpessoais englobando todos os conceitos da educação e trabalhando as diversas formas de ensino e aprendizagem, visando ao todo argumentações para se desenvolver os conflitos gerados no dia a dia.
Segundo o ECA, em seu Artigo 53 onde diz: “Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.” Porém nem sempre isso ocorre, por falta de interesse, tempo ou informação, dificultando o trabalho participativo entre pais, alunos, direção e professores, muitas vezes por falta de diálogo. De acordo com o professor Antônio Laundez, é ressaltado que o diálogo é um ato de construção do conhecimento, porém há falhas de comunicação no conjunto escolar, mas esse não é um problema que não possa ser resolvido, devido a inúmeras situações encontradas dentro e fora de sala de aula, onde o professor se depara com preconceitos encontrados na sociedade contra negros, pobres, homossexuais e até falta de interesse por parte deles.
Outra dificuldade atual é o conflito entre professores e a tecnologia, uma vez que a sociedade está em constante evolução, portanto não podemos deixar de mencionar que a escola é sinônimo de vida, onde se formaliza: vida humana ≠ vida social ≠ cooperação, este é um dos principais conceitos do filósofo John Dewey. Podemos também ressaltar o termo utilizado “currículo oculto”, que se destina ao professor fazer um elogio ou reprovando as atitudes do aluno, porém o cuidado tem que ser redobrado para que não afete a vida escolar desse aluno, pois o que aprendemos dentro da sala de aula, levamos para a vida toda, os educadores são responsáveis pelo