espaço curvo
Isso não é nada intuitivo e talvez por isso não seja comum revelar na sala de aula tal teoria.
Além disso demonstrações sobre o assunto são limitadas, o que acaba ocultando mais ainda os avanços da física para os jovens.
Nessa apresentação prática, utilizando recursos da óptica (refração) e a tensão superficial da água, encontrei uma alternativa para demonstrar um pouco sobre o assunto.
O plano bidimensional pode ser representado geometricamente pelos eixos x e y, num plano cartesiano.
A projeção de um plano bidimensional, portanto de duas dimensões (x e y), resulta num espaço geométrico tridimensional, ou seja 3-D.
A teoria de H. Minkowski já considerava que o tempo seria uma outra dimensão do espaço geométrico, pois um evento para nós, precisa no espaço e no tempo.
Essa idéia foi utilizada por ×Einstein em sua teoria da ×Relatividade, acrescentando que o chamado continum espaço-tempo é encurvado pela força gravitacional.
A atração gravitacional entre os corpos ocorre devido a curva do espaço-tempo.
O que torna possível nossa demonstração experimental dessa teoria é a utilização do fenômeno da refração, onde num recipiente com água, se forma (dioptro) uma imagem do plano bidimensional (de uma toalha sobre uma mesa), projetando um espaço tridimensional (ilusório).
O encurvamento desse espaço tridimensional é resultado da tensão superficial, ou seja, as forças das moléculas de água da superfície "empurram" o clip de metal, que por sua vez, "empurra" a água, encurvando-a.
Habilidades
Da mesma forma são raras experiências práticas de geometria espacial, raras são abstrações desenvolvidas nessa área.
Espera-se que o nível de observação, análise e abstração fique contemplado na realização desse experimento.
Introdução
Podemos constatar que os alunos de ensino médio possuem muita dificuldade