Pavilhao de Portugal
Arquiteto Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura
O pavilhão é composto de duas estruturas principais: a Praça Cerimonial, um espaço aberto de concepção arquitetônica arrojada, e o pavilhão real de Portugal, com uma cave e dois pisos, que se desenvolvem em torno de um pátio interior.
O pavilhão em si tem uma altura máxima de 14,6 m, uma área de construção total de aproximadamente 6.940 m2 e uma área de 18,920 m2 distribuídos em quatro níveis utilizados. Suas dimensões planta do local é de 90 por 73 m. No canto Noroeste uma estrutura é importante, também tendo dois andares medindo 22,5 por 16,5 m, e separado do edifício principal no primeiro andar por uma galeria de 5m de altura. O edifício é desenvolvido em torno de um pátio, 22,5 por 20m, cheio com terra até ao nível do chão - a fim de permitir que a plantação de uma grande árvore. Na extremidade do Norte, a concepção de vários andares inclui uma forma de U, com o espaço interno sendo estendido por muros que demarcam áreas ajardinadas.
As fundações do edifício são de estacas de concreto armado empurrados para a terra, o que se justifica, dada a natureza da terra nas margens do Tejo. A cave é feita de uma laje de fundação área de propagação no topo das pilhas, e de muros de contenção, pilares, interior núcleos resistentes e uma laje no chão de concreto armado. O telhado curvo de cobertura da praça, com uma área aproximada de 3,250 m2, tem a particularidade de ser composto por um único período curto medindo 65m de comprimento e 50 de largura, com o telhado atingindo um máximo de 17m de altura nas extremidades laterais e um mínimo de 14 m no meio do vão. A área total coberta é 3,762 m2 e a estrutura tem um comprimento total de 82,5 m para um vão livre de 75 m. Ele tem uma capacidade de 6,000 lugares sentados.
As bases são feitas de estacas de betão armado expressos no solo e tampado por vigas em uma base contínua apoiado entre si por travessas de betão reforçados. A estrutura de