pedagogia
INTRODUÇÃO
O tema escolhido pelo grupo é “A importância de se contar histórias para o desenvolvimento afetivo da criança de três a cinco anos em escolas públicas”.
Nossa justificativa se deve a atual situação em que a criança é matriculada na escola cada vez mais cedo e passam grande parte do tempo em ambiente escolar e pouco tempo com os pais. Perante este fato, os pais deixaram de lado o hábito de contar histórias, sendo somente na escola que a criança tem contato com a literatura. Sendo este um ato que auxilia no desenvolvimento psicossocial da mesma. A relevância da pesquisa é para que o professor adquira uma compreensão sobre a criança e o mundo que a cerca além de trabalhar as relações interpessoais visando à melhoria da convivência em sala de aula.
Temos por objetivo geral compreender qual importância de se contar histórias às crianças e de que maneira isso contribui para o desenvolvimento social e afetivo da mesma.
Como objetivos específicos, utilizaremos material teórico sobre o desenvolvimento social e afetivo da criança e faremos um levantamento de histórias para se trabalhar com crianças na faixa etária pesquisada e suas contribuições.
Temos como problema saber, quais as contribuições que o ato de contar histórias trás para o desenvolvimento da criança de três á cinco anos?
Nossa hipótese é de que contar histórias para as crianças desenvolve a linguagem, os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
A pesquisa será desenvolvida a partir da análise da leitura do material teórico sobre o desenvolvimento social e afetivo da criança, da observação do relacionamento interpessoal das mesmas em sala de aula e através das informações colhidas nas entrevistas com professores.
O trabalho de pesquisa será composto por introdução, três capítulos, sendo que o primeiro apresenta os conceitos teóricos sobre o desenvolvimento social-afetivo da criança e