ESPAÇO CONFINADO
2. Todos funcionários no trabalho em espaço confinado, devem ter conhecimento do tempo mínimo necessário para a renovação do ar no ambiente. O tempo de renovação deverá ser fornecido pelo Departamento de segurança e registrado na permissão de entrada pelo supervisor de entrada. Caso o tempo não seja fornecido deverá ser adotado o mínimo descrito na permissão de entrada (20 minutos)
3. O ventilador (insuflação e/ou exaustão) deverá ser ligado antes da entrada no espaço confinado e, de acordo com o tempo de renovação calculado, conforme descrito na osseg 020.
4. Verificar se no local de trabalho existem placas para a identificação do local (poço, tubulão, etc.), sinalização de orientação ao uso de EPI’s e de advertência à pessoas estranhas.
5. Verificar, caso necessário, a existência de placas de sinalização de trânsito e pedestres.
6. O sistema de acesso adequado e seguro será avaliado, em função do tipo de espaço encontrado. Caso seja um tubulão, deve ser verificado o sarrilho (catraca com trava de retrocesso, cabo de movimentação vertical, etc.). Caso seja um Poço de visita, deve ser verificado na escada de acesso a existência de guarda-corpo, sistema trava-quedas com corda auxiliar para puxá-lo (quando em baixo), alinhamento , fixação e altura igual ou superior a 01 metro, no local de acesso. No caso de um poço de inspeção cujo o acesso seja por sua abertura, poderá ser utilizado um guincho com uma gaiola (todo o sistema para movimentação vertical será dimensionada para cada situação). Portanto o acesso adequado e seguro, irá depender da situação e deve ser analisado na identificação de perigos e avaliação de riscos operacionais.
7. A descida pela escada, será executada utilizando-se cinto tipo pára-quedista de resgate com dispositivo para o trava- quedas que deverá estar fixado de forma independente da escada.
8. Verificar se