Esp
QUAIS RECURSOS TÉCNOLOGICOS PODEM SER UTILIZADOS PARA ESPIONAGEM INDUSTRIAL, SOCIAL E BÉLICA
PEDRO H.V. SILVA
N°: 21
PROF. OSÉIAS - FÍSICA
Itanhaém – SP
2014
QUAIS RECURSOS TÉCNOLOGICOS PODEM SER UTILIZADOS PARA ESPIONAGEM INDUSTRIAL, SOCIAL E BÉLICA
Trabalho de Física – 3ºE
Itanhaém – SP
2014
SOBRE: ESPIONAGEM
A palavra "espionagem" vem da palavra francesa "espionner", que significa "espionar", e do italiano clássico "spione". A palavra "spy" é originária de várias palavras antigas significando "olhar e observar", como no latim "specere" ou no anglo-normando "espier".
Espionagem é um conceito que existe há milênios, desde os primórdios da civilização que, de uma maneira ou outra, a espionagem era feita. Mas esta atingiu a sua plenitude durante a Guerra Fria, onde, na altura, os E.U.A. e a União Soviética disputavam informações estratégicas no cenário mundial. Após a Guerra Fria, a atividade de Espionagem virou-se então para a área comercial, financeira e industrial. A mesma consiste na prática de obter informações de caráter sigiloso relativas a governos ou organizações, sem a autorização desses, para obter certa vantagem militar, política, econômica, científica, tecnológica e/ou social.
A Espionagem Industrial pode ser definida por uma ação de pessoas ou grupos, que no seu interesse ou interesse de terceiros, têm como objetivo obter informações confidenciais ou segredos comerciais sem a autorização dos detentores dessa informação, com fim de se alcançar certa vantagem econômica. Com o tempo, a espionagem industrial tem tomado uma definição mais alargada. Por exemplo, tentativas de sabotar uma empresa, podem ser consideradas espionagem industrial, desta maneira, e com o avanço das tecnologias, malware e spyware entraram no âmbito de espionagem industrial.
Como exemplos existem alguns equipamentos para a espionagem, dentre eles: A caneta espiã, porém foi o tempo