Esgotos domesticos e Poluição das aguas.
Os oceanos recebem boa parte dos poluentes dissolvidos nos rios, além do lixo dos centros industriais e urbanos localizados no litoral.
Parte da poluição é muito visível: rios espumosos, um brilho oleoso à superfície de um lago, cursos de água atulhados de lixo doméstico. Mas grande parte é invisível.
As principais áreas de preocupação são as que se encontram próximo de terra e de aglomerados humanos. É aí que a poluição se concentra
Nas cidades e regiões agrícolas são lançados diariamente cerca de 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios lagos lençóis subterrâneos e áreas de mananciais.
Anualmente 1mil de toneladas de óleo se espelham pela superfície dos oceanos, formando um a camada compacta que demora para ser absorvida.
Os constantes despejos das fábricas e dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem constituir causa séria de poluição como por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactérias, vírus que ocasionam doenças como tifo, tuberculose, hepatite e cólera.
Os esgotos dométicos contém materiais orgânicos que nutrem as bactérias aeróbicas, quanto maior a quantidade de alimentos, maior o numeros de bacterias no meio, o que causa uma diminuição do oxigênio dissolvido na água e, consequentemente, a morte de muitos organismos.
Outro problema é a eutrofização, fenomeno que ocorre com excesso de nitrogênio e fósforo (macronutrientes das algas) encontrados nos coliformes fecais despejados pelos esgotos, que acabara gerando um aumento de algas neste meio que impedem a passagem de luz (essencial a vida aquatica) e absorvem grande quantidade de oxigênio, alterando o equilibrio desse meio e trazendo bactérias que liberam toxinas, e muitos tratamentos de água são