Química
Classe Descentralizada Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Wolf
Ana Paula Dattein de Moura
Ana Paula Maldaner
Jaqueline Rumpel
Kelly Daiana Cipriani Berlitz
Rahisa Bonetti
Contaminação de Efluentes
Dois Irmãos
2013
http://www.agsolve.com.br/noticias/poluicao-das-aguas-urbanas
Esgotos domésticos e efluentes industriais são os considerados os principais contaminantes das águas superficiais, especialmente em áreas urbanas. Tecnologias contribuem no monitoramento e avaliação dos elementos químicos na água
Há milhões de anos a água do planeta sofre constantes transformações, se renova e é reutilizada. Uma das principais transformações que a água sofreu no último século é a crescente contaminação, problema que afeta especialmente zonas litorâneas e grandes cidades. Entre os principais fatores que colaboram para a poluição da água estão: lançamento de esgotos domésticos e efluentes industriais nos corpos hídricos, urbanização desenfreada, atividades agrícolas e de mineração, poluentes presentes na atmosfera carregados pela chuva, mudanças climáticas, entre outros fatores que colocam em risco a existência de água para consumo na Terra.
O artigo 3º da Declaração Universal pelos Direitos da Água recomenda: “Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia”, porém, a preservação dos recursos hídricos no planeta está comprometida. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado no último dia 12 de março, durante o 6º Fórum Mundial da Água, 80% das águas residuais não são recolhidas ou tratadas e são depositadas com outras massas de água ou infiltradas no subsolo, resultando em problemas de saúde à população, além de danos ao meio ambiente.
No Brasil os rios mais poluídos se encontram em áreas urbanas. Segundo Ney Maranhão,