Esgoto
Sistema de Tratamento de Esgoto
Jundiaí
2014Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti
Sistema de Tratamento de Esgoto
Débora de Oliveira
Eduarda Duarte
Finalidade
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti para obtenção do diploma de nível técnico e realizado sob a orientação dos professoras Roseli Faustini Lina e Márcia Simões
Jundiaí
2014 À professora Roseli Faustini, pela paciência na orientação е incentivo qυе tornaram possível а conclusão desta monografia.
Dedico também а minha, qυе dе forma especial е carinhosa mе dеυ força е coragem, mе apoiando nos momentos dе dificuldades, quero dedicar também аs minhas avós qυе embora nãо tivessem conhecimento disto, mas iluminaram dе maneira especial оs meus pensamentos mе levando а buscar mais conhecimentos. Dedico a todos qυе direta оυ indiretamente fizeram parte dа minha formação, о mеυ muito obrigado.
Introdução
O tratamento dos esgotos é a remoção física, química ou biológica dos poluentes e microrganismos de forma a atender aos padrões de saúde e qualidade ambiental. A coleta e o tratamento do esgoto (ou efluente líquido) e do lodo gerado no tratamento são atividades de grande importância para a saúde pública.
INTRODUÇÃO
A água após ser eliminada dos diversos usos a que se destina, tais como banho, lavagem das mãos, de roupa, louça e de carros, uso sanitário, produção industrial etc passa a ser denominada de esgoto ou efluente. O esgoto é composto por 99,9 % de água, 0,1% de sólidos e inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários, os quais são liberados junto com os dejetos humanos.
TRATAMENTO E IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE PÚBLICA O tratamento dos esgotos é a remoção física, química ou biológica dos poluentes e microrganismos de forma a atender aos padrões de saúde e qualidade ambiental definidos na Resolução CONAMA nº 357/2005 (alterada pela