esferas
Número: 39
Turma: QUI2A
Esferas
Professor (a): Regina
Disciplina: Matemática
Belo Horizonte/2015
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
A esfera pode ser definida como "um sólido geométrico formado por uma superfície curva contínua cujos pontos estão equidistantes de um outro fixo e interior chamado centro"; ou seja, é uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro, ou ainda, de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma.
Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma bola. Na física, esfera é um objeto (usado muitas vezes por causa de sua simplicidade) capaz de colidir ou chocar-se com outros objetos que ocupam espaço.
A esfera possui inúmeras aplicações, como exemplo podemos citar a Óptica (Física), a seção de uma esfera forma uma lente esférica, que são objetos importantes na construção de óculos. Corpos esféricos possuem grande importância na Engenharia Mecânica, a parte interior de inúmeras peças capazes de realizar movimentos circulares sobre eixos é constituída de esferas de aço. Um bom exemplo dessas peças é o rolamento.
Introdução
O Objetivo desta pesquisa foi estudar as esferas. As esferas são obtidas através da revolução da semicircunferência sobre um eixo.
Podemos considerar que a esfera é um sólido
Alguns
conceitos básicos estão relacionados à esfera, se considerarmos a superfície esférica destacamos os seguintes elementos básicos:
Eixo;
Polos;
Equador;
Paralelo;
Meridiano.
2
Esferas
Uma esfera é um corpo tridimensional limitado por uma superfície, designada por superfície esférica, cujos pontos são equidistantes de um ponto interior a que se chama centro.
Uma superfície esférica pode supor-se gerada por uma circunferência que gira em torno do seu diâmetro. Uma
esfera