Escrituração contabil
Uma empresa que não possui escrituração contábil é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. As informações geradas pela Contabilidade são úteis e de interesse de uma extensa gama de usuários, que podem ser internos (administradores em todos os níveis) ou externos (investidores, fisco e instituições financeiras, etc.).
O que freqüentemente ocorre nas empresas é tomada de decisão baseada somente na intuição dos gestores, dispensando ou subtilizando as informações contábeis, seja por desconhecimento do real objetivo da contabilidade que é fornecer informação para a tomada de decisão, seja pelo uso restritivo e inadequado da mesma como, por exemplo, somente para atender a normas fiscais. Não que a intuição deva ser dispensada no processo de tomada de decisão, visto que ela é um componente importante neste processo. Porém em decisões importantes a intuição não pode ser o único componente relevante, ou seja, melhor será utilizada a intuição no processo de decisão, quanto melhor e mais completo for o conjunto de informações utilizadas na escolha das alternativas.
A contabilidade está deixando de ser apenas um instrumento para atender ao fisco, isto quando a empresa faz a escrituração contábil, saber usar os números contábeis que até pouco tempo ficavam guardados e esquecidos nos livros e relatórios da contabilidade pode diferenciar o empresário de sucesso.
O administrador ou empresário principalmente da media e pequena empresa não se preocupam com a escrituração contábil, esta atitude pode levar a diversas situações desfavorável, podemos listar diversas vantagens de uma entidade manter escrituração contábil:
a) Se a empresa enfrenta dificuldades financeiras, tem o direito de pedir o beneficio da recuperação administrativa e Judicial, porém, um dos principais requisitos para a obtenção desse benefício é que apresente, em juízo, as demonstrações