Escritores gauchos
Cyro Martins
Agosto-2012
Caxias do Sul-RS Introdução:
Nosso trabalho tem o propósito de relatar a vida do escritor gaúcho Cyro Martins. Com a presença da biografia, imagens do escritor,algumas obras e um breve resumo.
Biografia:
Cyro dos Santos Martins nasceu em cinco de agosto de 1908, em Quarai, Rio Grande do Sul, filho de Apolinário e Felícia dos Santos Martins. Em 1917 freqüenta o Colégio Municipal e recebe aulas do professor Caravaca, personagem em Rodeio e O professor. Em 1920 deixa a Campanha e vem para o internato do então Ginásio Anchieta, em Porto Alegre, vivência imortalizada em Um menino vai para o colégio.
Escreve seus primeiros artigos e contos aos quinze anos. Em 1928, com dezenove anos, ingressa na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Retorna a Quarai, em 1934, já formado, para fazer a "prática da medicina", como dizia, sobretudo nos bairros e vilas da cidade. Nesse mesmo ano estréia com Campo fora (contos),
Principais Obras:
A trilogia do gaúcho a pé: Sem rumo (1937); Porteira fechada (1944); Estrada nova (1954).
Outras obras: Campo fora (1934); Um menino vai para o colégio (1942); Sombras na correnteza (1979); O príncipe da vila (1982); Gaúchos no Obelisco (1984);Páginas Soltas(1994).
Páginas Soltas(1994)
Neste livro, em uma linguagem solta, sem os obstáculos e os compromissos da crítica literária de costume, Cyro Martins faz um depoimento muito pessoal das suas preferências culturais. Então surgem questões: Por que as pessoas colocam quadros nas paredes? Que tem isso a ver com suas vidas, com o seu dia-a-dia? Questões como estas permitem com que Cyro Martins viaje pelos caminhos do inconsciente para conseguir respondê-las.O livro se trata do próprio autor.
Conclusão:
Como vimos, este trabalho é resultado de uma pesquisa que ao decorrer das análises exigiu muita reflexão.
Uma das mais importantes vantagens foi o conhecimento que tivemos a