Spda memorial descritivo
SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS
OBRA: PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO
ENDEREÇO: AV. GETÚLIO VARGAS, LOTE 3, QUADRA 2, CÁCERES/MT
INTRODUÇÃO:
O presente memorial refere-se ao projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, sito na Av. Getulio Vargas, Lote 3, Quadra 2, Cáceres/MT.
1) Descrição:
Para a proteção contra as descargas atmosféricas, estamos utilizando os conceitos da NBR 5419 e as normas internacionais vigentes, que utilizam descida externa à estrutura da edificação como meio de condução e escoamento das descargas atmosféricas.
Na cobertura da edificação foi projetado um sistema de captação das descargas atmosféricas, com malha superior de cabo de cobre nu e captores aéreos na cobertura, formando uma gaiola de Faraday, protegendo todo o volume interno.
A cordoalha será conectada às 04 (quatro) descidas externas, para a interligação com o sistema de aterramento a ser executado, o qual é composto por uma malha de cabo de cobre e hastes de aterramento embutidos no solo, interligando todas as hastes e pontos de descida, equalizando o potencial.
As hastes de aterramento são de 5/8”x2,4m alta camada, conforme projeto.
As conexões deverão ser feitas com solda exotérmica entre cabos, assim como também, entre hastes e cabos.
A malha de aterramento deverá possuir uma resistência máxima de aterramento de 5 Ohms, quando de sua instalação e posterior, medida em qualquer época do ano, não deverá ser superior aos mesmos 5 Ohms.
Caso esta resistência não seja alcançada, deverá ser aumentada a superfície de cobre em contato com a terra e realizado tratamento químico nas hastes.
No nível do solo deverão ser equalizados os aterramentos elétricos, telefônicos, eletrônicos, tubulações metálicas de incêndio, água fria, recalque, etc., na caixa de equipotencialidade, a