Escritores Da Liberdade
O Filme conta a história de uma professora recém formada chamada Erin Gruwel que recebe o desafio de lecionar em uma turma do segundo ano, onde os alunos são bastante problemáticos. Jovens com diferentes etnias que convivem diariamente com a violência e o desprezo da sociedade.
No começo a relação da professora com os alunos não é boa pois os alunos estão acostumados a serem desprezados pelos professores por serem violentos e terem baixo rendimento na escola, os alunos acham que aquela será apenas mais uma professora que não irá conseguir ficar na escola. Disposta a mudar aquela realidade a professora começa a por em prática seus planos para tentar ganhar a confiança de seus alunos, mais suas iniciativas resultam em frustrações, porém ela não desiste e segue em frente mesmo sem ter o apoio da direção da escola e dos demais professores ela tenta quebrar as barreiras e mudar o comportamento daqueles jovens.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, ela não desiste, levanta a cabeça e segue em frente. Pouco a pouco essas diferenças são vencidas, e utilizando recursos próprios e o interesse pela leitura, ela consegue ganhar a confiança de seus alunos e eles vão ganhando personalidade.
Ela cria um projeto de leitura e escrita, baseado no livro " O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas. Esse diário, mais tarde, se transforma em um livro; O diário dos escritores da liberdade.
Ao criar um elo de contato com o mundo, ela fornece aos alunos um elemento real de comunicação que os permite se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.