Escritor e Redator
Os produtos e serviços produzidos por uma organização dos processos, por elas aplicados na produção e execução dos mesmos. Ainda que os componentes forem de boa qualidade, se os processos forem inadequados o produto final terá baixa qualidade. Para que se possa garantir a qualidade dos produtos ou serviços e necessário melhorar os processos que lhe deram origem.
A qualidade dentro da organização e orientada a partir da conscientização da necessidade de melhoria, aliados aos conhecimento de métodos e técnicas, que permitam a uma organização aumentar a produtividade, eliminando o desperdício, permitindo a empresa a reduzir os custos e adequar o resultado final as necessidade dos clientes. Quanto mais próximo estiverem os produtos das necessidade dos clientes, mais próximo estará a empresa da qualidade total.
O conceito de qualidade pode ser definido de várias maneiras porém sua aplicação é que vai determinar o sucesso ou não das empresas. Nos últimos anos a palavra qualidade tem sido sinônimo de sucesso ou fracasso para muitas organizações, fruto da capacidade que cada uma tem de interpretar adequadamente o conceito. Dentro de um contexto impulsionador e estimulador de profundas transformações, em nome da qualidade têm-se alterado padrões, expectativas, exigências, comportamentos econômicos e sociais, criando-se e consolidando-se novos paradigmas. E a ampliação dos limites de abordagem tem feito com que a qualidade abandone o conceito relativo ao simples ato de controlar produtos e processos, evoluindo para uma visão sistêmica da gestão da qualidade que abrange toda a organização.
Hoje ela se estende para o controle de qualidade de muitos segmentos, inclusive serviços de transporte e logística, como no caso da