Senhor
São vários os factores da não legalidade em Portugal um deles é de cariz religioso “Só Deus tem o direito de tirar a vida”, outro é o Código Deontológico dos Médicos, em que no seu juramento de Hipócrates defendem a vida. Um outro vem das nossas tradições ancestrais, “morrer é a última etapa da vida” e deve ser entendida como tal. Por ultimo temos a Constituição da República, que não considera a sua legalidade.
Diferença entre...
Suicidio assistido:
O suicídio assistido é a ajuda do médico ou técnico de saúde em fazer chegar ao paciente o meio para a morte, mas quem o admistra é o paciente.
Eutanásia:
Eutanásia é praticada e assistida por um técnico especializado ou médico, tendo este o acto de admistar o método escolhido e mais próprio para provocar a morte no paciente.
A minha opinião pessoal sobre a Eutanásia
Eu sou a favor da eutanásia.
Ao aceitar a eutanásia, tenho consciência que esta só devera´ser praticada por profissionais de saúde e em situação em que já não haja qualquer hipótese de vida com dignidade e sem sofrimento. Nestes casos considero que ajudar a morre é um acto de amor e de uma enorme coragem.
Discurso de Rámon
Caros juízes, autoridades políticas e religiosas. O que é para vocês a dignidade? Seja qual for a resposta das vossas conciencias, saibam que para mim isto nao e viver dignamente. Eu queria, ao menos, morrer dignamente. Hoje, cansado da perguiça institucional, vejo-me obrigado a fazê-lo às escondidas, como um criminoso. Saibam, que o processo que conduzirá a minha morte, foi cuidadosamente dividido em pequenas ações que não constituem um delito em si mesmas e que foram executadas por diferentes mãos amigas. Apesar disso, se o Estado insistir em punir os meus ajudantes, eu aconselho que lhes sejam cortadas as mãos porque foi essa a sua única contribuição. A cabeça, quer dizer, a consciência foi proveniente de