Escrita, oratória e escutatória
Disciplina: Língua Portuguesa, Redação, Informática, Sociologia e Artes
Tema: Escrita, Oratória e Escutatória
Tempo: 6 aulas de 50 minutos.
Justificativa:
As inovações tecnológicas, especialmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), inserem-se no cotidiano de quase todos os setores de atividade dos jovens, mostrando novas formas de comunicar, trabalhar e produzir conhecimento. Por isso provoca na escola uma preocupação de como trabalhar determinados conteúdos.
Diante disso, a proposta de trabalho apresentada, busca relacionar o entendimento que o aluno, de hoje, faz uso da tecnologia com a escrita, a oralidade e a escuta fazendo com que ele utilize as ferramentas para a construção de sua aprendizagem. Assim, a atividade é pautada nos conceitos da perspectiva culturalista, a qual defende a necessidade de reunir as tecnologias disponíveis e empregá-las de maneira eficaz para desenvolver uma aprendizagem de forma recíproca e dialógica em que se abrem novas possibilidades de lógicas de pensar e construir conhecimento no aluno.
Objetivo Geral:
Proceder a uma reflexão sobre a estrutura dos textos orais e escritos com intuito de verificar como as habilidades da língua podem ajudar os alunos a terem um bom desempenho em suas atividades.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas: * Ser proficiente no manejo do computador e aprender a navegar na rede por meio de hiperlinks e hipertextos. * Desenvolver a capacidade de compilar informações e ideias. * Desenvolver a capacidade de observar os aspectos lingüísticos que interferem na leitura e na escrita dos textos para melhor escrever corretamente o que deseja. * Perceber que expressão escrita é uma forma de comunicação e integração; * Ter condições de fazer a leitura contextualizada; * Ser capaz de refletir sobre o seu saber – fazer, na perspectiva de elaborar uma aula dinâmica; * Partilhar de uma visão ampla das questões sociais e suas